Festa do Manel da Horta

A Festa do Manel da Horta é o nosso ponto de encontro favorito com a nossa comunidade local em Azeitão.

É um momento pelo qual todos e todas temos o maior carinho e em que muito apreciamos participar.



Participámos pela primeira vez na Festa do Manel da Horta em 2018 com um Café ConSerto. Na altura, fomos olhados com particular surpresa, mas a pouco e pouco a semente da entreajuda e da partilha comunitária foi germinando... 

E à medida que mais membros se vão envolvendo, a Festa do Manel da Horta vai-se transformando no ponto de encontro de uma comunidade local de partilha e aprendizagem, em torno de vários temas relacionados com a Regeneração e a Sustentabilidade.

A jardinagem e a horticultura estão entre os temas favoritos! A Festa é ponto de encontro para a troca de sementes, de plantas, de dicas e experiências de aprendizagem. E que alegria é ver o entusiasmo que estas trocas geram! Ao longo do ano, somos cada vez mais a propagar as plantas que amamos, para as podermos partilhar no Manel da Horta. E a cada ano que passa, somos cada vez mais a participar entusiasticamente nesta comunidade  de partilha de plantas e de conhecimento!

A Festa do Manel da Horta é também pretexto para organizarmos Cafés ConSerto ou troca de bens para fomentar o desperdício zero. Por exemplo, fomentando o apoio às Mães de Azeitão e o combate ao desperdício têxtil, promovendo uma Economia Circular e Solidária. Ou ajudando a redistribuir bolas de ténis usadas.

Também organizamos workshops de Educação Ambiental para a Sustentabilidade sobre temas como a vespa asiática, os resíduos, as aves e os anfíbios do nosso território, a transformação de podas em matéria orgânica, os insetos benéficos para a horta, etc.

A Festa do Manel da Horta acontece todos os anos no último fim de semana de maio. Para o Azeitão Eco-consciente é um momento precioso de encontro com a comunidade local. É uma oportunidade para construirmos uma comunidade de aprendizagem. Já estamos a germinar ideias e plantas para a edição de 2025. Também já está a propagar as suas plantas para a nossa troca comunitária? Contamos consigo?