O Fancy Azeitão começou por ser um passeio anual de ciclismo feminino, enquadrado no movimento internacional Fancy Women Bike Ride (Passeio de Bicicleta de Mulheres Elegantes), que decorria simultaneamente em várias cidades a nível mundial, desde 2013, durante a Semana Europeia da Mobilidade (website oficial do movimento: www.fancywomenbikeride.com).
Com a edição de 2023, o movimento internacional foi dado por concluído e as respectivas co-fundadoras, Pinar Pinzuti e Sema Gür, convidaram as organizadoras locais a prosseguirem autonomamente a organização dos seus passeios, atribuindo-lhes novos nomes e deixando de utilizar a designação internacional “Fancy Women Bike Ride”. O website oficial permanece ativo com o arquivo do trabalho realizado, respetivo relatório de impacto global e registo das mulheres que organizaram o FWBR em todo o mundo ao longo da década 2013-2023.
Em Azeitão, o FWBR teve duas edições, em 2022 e 2023 respetivamente. Essas duas edições foram organizadas autonomamente por mulheres que pertencem ao movimento cívico e de cidadania Azeitão Eco-consciente. Reconhecendo a importância deste passeio para a comunidade local e a sua pertinência no âmbito dos desafios da mobilidade sustentável, particularmente para um público feminino, as organizadoras do Azeitão FWBR decidiram dar continuidade à organização deste encontro anual, de ora em diante sob a tutela do movimento cívico Azeitão Eco-consciente.
Dado que, entre a generalidade das participantes, o passeio era familiarmente designado por “Fancy”, optou-se por manter um nome próximo do evento original para fácil reconhecimento e para preservar a história e os valores que regem esta iniciativa. Surgiu assim a designação “Fancy Azeitão” para esta iniciativa local, que se compromete a respeitar e dar continuidade aos mesmos princípios que regeram o movimento internacional, nomeadamente:
- O passeio é organizado por mulheres e para mulheres, embora os homens possam ajudar e participar;
- O passeio decorre no domingo da Semana Europeia da Mobilidade;
- Não é um festival;
- Não é uma manifestação política - é uma manifestação sócio-cultural;
- O passeio não deve ser usado com fins comerciais ou ficar associado a entidades com fins lucrativos;
- O passeio não deve ser usado como pretexto para propaganda, nem ficar associado a entidades com fins ideológicos;
- Não é preciso pagar para participar;
- Não é necessária inscrição prévia;
- A organização do evento é feita por voluntárias/os;
- Cada participante é responsável pela sua segurança;
- É uma forma de celebrar a bicicleta no feminino.