Estamos atentos aos desperdícios locais e tentamos encontrar soluções.
Vivemos numa sociedade em que acontecem desperdícios muito bizarros! Por exemplo, as fibras sintéticas com que se fabricam os casacos que vestimos e os edredons que nos cobrem, viajam milhares de kilómetros de uma lado para o outro, com uma pegada ecológica brutal. Entretanto, a lã das ovelhas dos nossos produtores locais é desperdiçada, porque não existe procura!!
Ou as toneladas de resíduos gerados pelas bolas de ténis ou pela roupa que descartamos. Quantidades inimagináveis de resíduos que na verdade deveriam ser recursos, se estivessemos organizados para uma economia circular.
Até ao momento identificámos alguns desperdícios locais que poderiam constituir matérias-primas para diferentes fins, em vez de se transformarem em resíduos, nomeadamente:
- Têxteis;
- Monos;
- Lã de ovelha;
- Bolas de ténis e padel.
Tentamos ainda encontrar soluções para reduzir estes desperdícios. Em parceria com as Mães de Azeitão, buscamos soluções para o desperdício de roupa e materiais têxteis a nível local. Começámos também a ajudar o Belcamp Tennis Club e o Arrabida Padel no seu esforço em encontrar novos rumos para as bolas usadas.
Têm ideias para reduzirmos estes desperdícios? Identificaram outros desperdícios significativos a nível local?